Description
Construída, supõe-se, em 1941-1942 como tributo ao Doutor Regala, um grande homem, médico e militar, após a sua morte em 1937. A sua localização foi propositadamente escolhida perto do Hospital, em homenagem ao grande trabalho que fez como médico da população da ilha.
A Praça foi remodelada nos anos noventa do século passado, pela Câmara Municipal e pelo seu Presidente Onésimo Silveira que mandou remodelar todas as praças da ilha.
Busto de Dr. RegalaDatada de 1941 foi erigido por subscrição pública lançada por uma comissão presidida pelo Dr. Baltazar Lopes da Silva. O Dr. Francisco Augusto da Fonseca Regala nasceu em Aveiro, a 7 de Abril de 1871, onde foi reitor do Liceu, inscrevendo-se na sua história como muito devotado ao cumprimento dos seus deveres, contribuindo noutras áreas, como na organização dos serviços das pescas em Portugal.
O Dr. Regala veio para Cabo Verde por imposição de serviço, para exercer funções de médico-tenente do Exército. Passou a viver definitivamente em São Vicente, onde constituiu família e onde morreu, no dia 11 de Abril de 1937, com 66 anos. Repartiu a sua atividade médica entre Cabo Verde e a Guiné Bissau, mas em São Vicente prestou serviços inestimáveis. O ponto culminante foi quando a peste bubónica flagelou São Vicente, entre 1920 e 1921, o porto foi interdito à navegação e o Liceu Infante D. Henrique fechou a suas portas.
O Dr. Regala assumiu a responsabilidade e não se poupou a esforços até vencer a batalha contra a peste bubónica. A cidade do Mindelo rendeu-lhe várias homenagens, sendo a mais notável a do dia 3 de Outubro de 1931, em que lhe foi atribuido o Colar de Santiago e a respetiva Roseta, pelo governo Cantral. O Dr. Regala morreu quinze dias depois do falecimento do seu filho Mário, que muito o abalou. Após o enterro, lançou-se a ideia de uma subscrição pública para perpetuar a sua memória num monumento evocativo, criando-se a "Comissão Pró Monumento ao Dr. Regala" logo a 1 de Maio seguinte, cujo presidente foi o Dr. Baltasar Lopes da Silva. O busto lá está, de face voltada para o poente, na praceta que tem o seu nome.
Traductions par