Description
As
Casas de Amarração dos Cabos Submarinos situam-se entre o Monte Queimado e o Monte da Guia, estando classificadas como imóvel de interesse público.
De linhas discretas, o valor destas construções é eminentemente histórico. As casas constituíam o local de amarração do segundo grupo de cabos telegráficos submarinos, lançados entre 1923 e 1928. A partir deste ponto, os cabos seguiam através de condutas subterrâneas para a Estação Conjunta de Cabos, junto à Trinity House.
No seu período áureo, a Horta destacou-se na rede telegráfica submarina internacional, com um total de 15 cabos internacionais amarrados, devido à sua posição geográfica privilegiada entre a América do Norte e a Europa.
O legado histórico dos cabos submarinos encontra-se presente em diversos edifícios, como a Trinity House e a Colónia Alemã, bem como em conteúdos expositivos do Museu da Horta, que ilustram o impacte desta tecnologia na vida económica, cultural e social da ilha.
Atrações mais próximas: Fábrica da Baleia, Área de Paisagem Protegida do Monte da Guia, Casa dos Dabney, Aquário de Porto Pim, baía e praia de Porto Pim.
Traductions par