Rua Comendador Fernando da Costa, Fábrica da Baleia de Porto Pim 9900-025 Horta, Portugal
Description
Galerie
Téléchargements
Carte
Description
A Fábrica da Baleia de Porto Pim situa-se no sopé do Monte da Guia, Área de Paisagem Protegida.
Construída em 1942, a então denominada Fábrica da Baleia da Sociedade Industrial Marítima Açoreana, Lda. (SIMAL) esteve em atividade até 1974. Este foi o período da transformação industrial do cachalote. A caça à baleia nos Açores foi extinta em 1984. Nesse ano, esta Fábrica foi classificada como Imóvel de Interesse Público.
Desde o ano 2000, o edifício tem vindo a ser recuperado e valorizado como espaço museológico: o Centro do Mar. Com a maquinaria original em bom estado de conservação, a Fábrica da Baleia é um dos melhores exemplares da indústria baleeira açoriana, essencial para a compreensão histórica, económica e social desta atividade. No circuito de visitação, é possível conhecer o processo de transformação e aproveitamento dos cetáceos, desde o desmanche até à recolha do âmbar, óleo e ensacamento da farinha.
Recentemente, o edifício foi requalificado, com a valorização do património baleeiro e uma exposição sobre a biologia do cachalote, com destaque para um esqueleto deste espécime.
O edifício dispõe de uma vista privilegiada sobre a montanha do Pico e a baía de Porto Pim.
Atrações mais próximas: Área de Paisagem Protegida do Monte da Guia, Casa dos Dabney, Casas de Amarração, Aquário de Porto Pim, baía e praia de Porto Pim.