O Império dos Nobres, também designado de Império de Reconhecimento e Beneficência, é um edifício de culto ao Divino Espírito Santo. É um dos impérios construídos em pedra e cal mais antigos dos Açores. Edificado no séc. XVIII, apresenta elementos do estilo barroco.
Este Império resulta do cumprimento de uma deliberação da Câmara Municipal da Horta após a erupção do Vulcão da Praia do Norte em 1672. Este acontecimento é evocado com uma inscrição na fachada, a qual está adornada com as armas de Portugal e por uma coroa do Espírito Santo.
Desde então, em reconhecimento da proteção divina, é celebrado anualmente, no domingo de Pentecostes, um cortejo em louvor do Espírito Santo. A procissão inicia-se neste império e ruma à Igreja Matriz do Santíssimo Salvador, onde é celebrada uma missa festiva. A festividade termina com a distribuição de pães de massa sovada pela população.
Associada à celebração, a Câmara Municipal da Horta costuma distribuir, em colaboração com as Juntas de Freguesia, esmolas por famílias carenciadas do concelho.
Este edifício situa-se nas proximidades do Jardim da Praça da República.
Atrações mais próximas: Sociedade Amor da Pátria, Jardim da Praça da República, Mercado Municipal, centro histórico (Rua Serpa Pinto), Teatro Faialense, Igreja Matriz do Santíssimo Salvador, Museu da Horta