Description
A
Igreja de Nossa Senhora da Conceição tem origem numa ermida construída no início do povoamento da ilha, no séc. XV. Ao longo da história, foi sucessivamente demolida e reconstruída, conforme atestam as datas inscritas na fachada principal.
Em 1597, foi destruída num incêndio pelos corsários ingleses. Em 1607, viria a ser reedificada. Em 1749, a igreja beneficiou de uma ampliação, sendo marcada por duas torres sineiras. Em 1926, viria a ser destruída por um sismo. Em 1933, foi reerguido o templo, inspirado no estilo “art déco” em voga nessa época, tornando-a muito singular. Em 1941, a explosão de um paiol provocou danos nas portas, janelas e telhado. A crise sísmica associada ao Vulcão dos Capelinhos (1957-1858) e o sismo de 1998 deixaram a igreja novamente danificada, encontrando-se hoje esta completamente restaurada. É, em suma, um símbolo da resiliência do povo do Faial.
A originalidade do estilo “art déco” Igreja da Conceição na fachada contrasta com o seu interior, de uma só nave, onde se misturam elementos inspirados em vários estilos.
A freguesia da Conceição, protegida pelo promontório da Espalamaca e beneficiada pela existência da Ribeira da Conceição, corresponde a uma das áreas mais antigas da cidade, que se desenvolveu a sul da ribeira.
Atrações mais próximas: Miradouro da Espalamaca (Monumento a Nossa Senhora da Conceição), Praia da Conceição, centro histórico (Rua da Conceição), Torre do Relógio
Traductions par