A Igreja de Nossa Senhora das Angústias está ligada ao início do povoamento da ilha do Faial. Em 1468, terá aqui sido erguida, pelos primeiros povoadores, uma ermida dedicada à Santa Cruz, com uma imagem da Senhora das Angústias.
No final do séc. XVII foi reconstruída a igreja, consagrada a Nossa Senhora das Angústias. O atual templo foi construído a partir de 1814.
Nos terramotos do séc. XX esta igreja sofreu alguns danos, tendo sido restaurada por completo e reaberta em 2006. A igreja é composta por uma nave, com torres sineiras a ladear a fachada principal. No seu interior destaca-se a capela-mor, da década de 1980, com os brasões das principais famílias do Faial, assim como telas e um frontal de prata com representações da chegada da imagem da Senhora das Angústias à ilha. Notem-se ainda a escultura do altar de Santa Cruz, do século XVIII, e o órgão da autoria de Peres Fontanes, construído em 1804 e proveniente do antigo Convento da Glória.
A Igreja de Nossa Senhora das Angústias tem a particularidade de ser a única igreja da Horta “de costas voltadas” para o mar, o que se pode explicar por ser uma continuadora da primitiva ermida quatrocentista, anterior ao Concílio de Trento, e por isso virada a nascente.
Atrações mais próximas: Peter Café, Museu de Scrimshaw, Marina da Horta, Forte de Santa Cruz, Monte Queimado, fortificações de Porto Pim, baía e praia de Porto Pim