O Forte ou Castelo de São Sebastião, originário do séc. XVII, pertence ao complexo de fortificações da baía de Porto Pim. Mercê da sua localização privilegiada, sobre um esporão rochoso, o Forte teve um relevante papel na defesa da cidade, pois o fogo das suas peças protegia a entrada da baía de Porto Pim, o mais seguro porto natural do arquipélago.
Classificado como Imóvel de Interesse Público, a fortificação apresenta uma forma pentagonal, com 11 canhoneiras. No seu interior, existe uma edificação de um piso inicialmente destinada a funções militares: casa de comando, quartel de tropa, paiol, entre outros.
No início do séc. XIX, o Forte foi reabilitado, tendo servido como prisão até ao final da 2ª Guerra Mundial. Desde 2005, aqui tem funcionado a Ecoteca do Faial e o Observatório do Mar dos Açores.
O espaço pode ser visitado, contactando a Junta de Freguesia das Angústias.
Atrações mais próximas: fortificações da baía de Porto Pim (reduto e guarita), baía e praia de Porto Pim, Monte Queimado, Área de Paisagem Protegida do Monte da Guia, Fábrica da Baleia (em requalificação), Aquário de Porto Pim, Casa dos Dabney (núcleo museológico).