A Casa Manuel de Arriaga é um imóvel originário do séc. XVIII, tendo sido o local onde nasceu e viveu o 1º Presidente da República Portuguesa, eleito a 24 de Agosto de 1911.
A reabilitação arquitetónica do edifício mereceu uma menção honrosa nos Prémios APOM 2012 para o Melhor Museu Português.
Evocando a figura de Manuel de Arriaga, este museu permite conhecer a história da 1ª República em Portugal, de uma forma atual e interativa, através de uma exposição de fotografias, documentos e objetos, projeção de filmes, documentação digitalizada, entre outros.
Manuel de Arriaga foi Presidente da República de Portugal entre 1911 e 1915. Tendo falecido em Lisboa em 1917, os seus restos mortais foram transladados para o Panteão Nacional, reservado às mais significativas individualidades do país.
Este equipamento cultural, núcleo do Museu da Horta, dispõe ainda de exposições temporárias, biblioteca e sala polivalente.
Atrações mais próximas: Igreja de São Francisco, centro histórico (Rua Conselheiro Miguel da Silveira), edifício do Banco de Portugal (Banco de Artistas)